sábado, 6 de abril de 2013

Bolo Luiz Felipe de Liquidificador


Este é atualmente o MEU bolo. Testei sete vezes -- que número, hein? -- para acertar o diabinho. E como não tenho modéstia nenhuma com as minhas receitas testadas e retestadas, considero uma verdadeira obra de arte!!! Bom, falei exatamente isto pra minha fisioterapeuta e ela, que é superengraçada, saiu-me com esta:  "Puxa, agora você esticou tanto a baladeira (estilingue) que quebrou a liga". Dei boas risadas! Fazer o quê....

-- Maria de Jesus, cunhada da minha amiga-irmã Lu, mandou-me de presente um bolo deste, junto com o recado de que obteria a receita pra mim. Consegui a receita, claro. O grande problema de ter que testá-lo tantas vezes foi que a senhora que o faz usa medidas antigas (xícaras e colheres cheias ou meio-cheias). Ela teve a melhor boa vontade de me explicar várias vezes por telefone, mas a menor variação nas quantidades resultava numa consistência ou sabor diferente do original que eu provara. Mas agora, depois de tantos testes, tenha certeza que você acertará em cheia, pois a receita está "beleza", como dizem os jovens.


Ingredientes *Xícara de chá : 190ml *Colher de sopa (usei colher-medida da Oxo): 15ml 
1. 3 ovos médios (57g ou menos, pesados com casca) 
2. 1 lata de leite condensado (395g)
3. 1 garrafinha de leite coco (200ml) (uso SOCOCO)
4. ¾ de garrafinha de água (150ml)*
5. ¾ de pacote grande de queijo parmesão ralado REGINA (75g)** 
6. 1 xícara de chá de açúcar (150g) (uso Refinado, UNIÃO)
7. 200g de manteiga de boa qualidade (usei Patrícia/Piracanjuba)***
8. 1 xícara de chá rasa + 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo (124g)

Preparo
1. Acenda o forno a 175º (forno a gás).****

2. Unte com bastante manteiga (usei Piracanjuba) e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel de 24x8cm (usei Rochedo).

3. Separe, meça/pese todos os ingredientes. Retire os caroços duros (não ralados) do queijo parmesão antes de pesar. RESERVE.

4. Após 20 minutos de forno aceso: Ponha os ingredientes 1 a 8 no liquidificador e bata na velocidade média só até homogeneizar. A massa é bem líquida, pois é um bolo mole. Verta-a na forma e leve para assar por 1:45 minutos ou até corar bem. Aos 50-60 minutos, gire a parte de frente da forma para trás. A cada 10 minutos gire a parte menos corada do bolo para trás.  Quando retirar, deixe esfriar sobre uma grade e desenforme. Fica mais gostoso se servido depois de algumas horas de frio. Gelado, é delicioso!!!

*Medida na garrafinha do leite de coco.


**Uso o parmesão Regina por ser o queijo que a senhora que deu a receita usa, e o sabor fica maravilhoso!

***Usei metade Patrícia, metade Piracanjuba: gosto de colocar uns 5g a mais de manteiga, que é o que se perde na tigela onde se pesa. 

****Quando estou com pressa, uso 190º de temperatura e asso durante 60 minutos, girando a parte da frente da forma para trás aos 55 minutos: o bolo fica bem moreninho e com a parte superior bastante côncava, após amornar. Não resulta tão bonito, mas o gosto continua delicioso, perfeito!

DICA: O grande segredo do bolo é bater no liquidificador apenas o suficiente para homogeneizar a massa, pois se formar muitas bolhas de ar, ele cresce bastante e depois afunda de uma vez, ficando com aspecto feio mesmo. O segundo segredinho é usar ovos de 57g ou menos cada, pesados com casca, também para formar menos bolhas de ar.

0 comentários:

Postar um comentário