sexta-feira, 26 de abril de 2013

Torta de Maçã Preguiçosa com Passo a Passo


Em 2009, publiquei a receita Torta de Maçã Preguiçosa com alguma modificações. Agora, depois de muitas e muitas vezes fazendo-a e modificando-a, considero que está no ponto ideal. Tanto que é uma das receitas que mais faço, não só pela rapidez, como também pelo sabor maravilhoso e impecável.

Ano passado fiz a receita com o passo a passo para dar de presente à minha querida fisioterapeuta, dra. Janete Mourão. Resolvi então publicar novamente para que vocês, meus leitores, pudessem experimentar a delícia resultante das alterações feitas e também tivessem acesso ao passo a passo, já que elucida bastante a minha maneira própria de fazer, além de permitir que, repassando a receita pra sua cozinheira, ela possa fazê-la com toda a certeza de êxito. Beijinhos e boa sorte!

Créditos: Cozinha Rápida com Ana Maria Braga, p.57. Mudei diversas coisinhas, o que não é novidade.


Foto 3a: Canela em pó que uso. Foto 3b: Maçãs polvilhadas com canela. Foto 3c: Passas espalhadas. Foto 3d: Peneirando os ingredientes secos (com peneira de malha fina, de tela de inox). 


Fotos 4a: Ingredientes secos peneirados. Foto 4b: Espalhando os ingredientes secos com um garfo de sobremesa. Foto 4c: Ingredientes secos espalhados. Foto 4d: Manteiga derretida derramada em fio.


Foto 5a: Ovos batidos. Foto 5b: Dois buracos (a e b, em azul) formados nos ovos espalhados. Foto 5c: Buracos já fechados e a torta descansando os 15 minutos. Foto 5d: Torta assada. 


Ingredientes *Xícara: 190 ml *Colher de sopa: 15ml
1. 3 maçãs grandes ou 5 pequenas (600g, pesadas com casca)
2. 1 xícara de chá de passas pretas sem caroços (100g)
3. Canela em pó para polvilhar

4. 1 xícara de chá rasa de açúcar de confeiteiro (130g) (uso Glaçucar)
5. 1 ½ xícara de chá rasa de farinha de trigo (175g)
6. 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

7. 165g de manteiga derretida

8. 4 ovos médios

Preparo
1. Derreta a manteiga. RESERVE.

2. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de rosca um refratário de vidro redondo de 25x5cm (uso NADIR).

3. Peneire o Glaçucar e meça-o. RESERVE.

4. Descasque e corte as maçãs em cubos de aproximadamente 1,5cm.

5. Espalhe as maçãs cortadas no fundo da forma, polvilhe a canela e espalhe as passas por cima da canela (fotos 3b e 3c). 

6. Numa tigela média, acrescente ao Glaçucar, a farinha de trigo e o fermento. Misture bem. Peneire-os sobre as maçãs/canela/passas (foto 3d e 4a). Nivele com a ponta de um garfo de sobremesa, delicadamente, sem fazer pressão (fotos 4b e 4c). Regue com a manteiga derretida (foto 4d). 

7. Na batedeira, na velocidade média/alta: bata os ovos inteiros até espumarem (1:30 minuto) e despeje sobre a farinha de trigo com ajuda de uma colher de sopa. Distribua-os com uma colher nos locais que ficarem “buracos”, isto é, sem ovos batidos (foto 5b e 5c). Deixe repousar, sem mexer, por 15 minutos.

8. Após 5 minutos de repouso, acenda o forno a 235º (forno a gás). 

9. Após os 15 minutos de repouso, leve para assar por 20 minutos. Aumente, então, a temperatura para 250º e gire a parte de trás do refratário para frente, e deixe mais 5-8 minutos no forno, até dourar bem. Deixe esfriar sobre uma grade. Sirva morna ou fria. É deliciosamente irresistível!


* Para desenformar após fria, quando quero dar de presente, unto o refratário da Nadir com um pouco de manteiga, forro o fundo e as laterais com papel-manteiga, unto novamente e polvilho com farinha de rosca. Como a parede lateral é ruim de forrar por ser inclinada pra fora, corto 3-4 tiras de papel-manteiga na largura de uns 6cm e faço diversos cortes verticais, pegando uns 2/3 da largura da tira de papel. Ponho a tira de papel com os cortes pra baixo (virados para o fundo do refratário) e vou colando-o na manteiga do refratário, superpondo as partes cortadas para que se ajustem à base mais estreita da parede do refratário. Observe nas fotos que o refratário da torta do passo a passo foi forrado com papel-manteiga.

Obs: As fotos 1 e 2 foram feitas com outra torta que não a do passo a passo, pois última esta eu dei de presente pra dra. Janete e, claro, não poderia parti-la para fotografar.

0 comentários:

Postar um comentário