segunda-feira, 11 de abril de 2011

Receitas deliciosas

Apesar de um fim de semana com muito pouco tempo para cozinhar - quer dizer, cozinhar aqui por casa - ainda houve tempo para umas coisas muito rápidas. Como esta simples combinação de massa com pimento e chouriço de que gostámos bastante.
Haverá melhor maneira de começar uma semana, novamente preenchida, do que com sugestões destas?

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de penne
1 lata de tomate pelado
75g de chouriço
1 pimento vermelho
sal q.b.
1 malagueta seca

Preparação:

Coza a massa em água abundante temperada com um pouco de sal. Entretanto corte o chouriço e rodelas, e o pimento em tiras.
Leve um tacho ao lume (sem adicionra gordura, pois a libertada pelo chouriço é suficiente) e salteie o chouriço com o pimento até começarem a ganhar cor - cerca de 5 minutos. Acrescente depois o conteúdo da lata de tomate pelado previamente picado e tempere com uma pitada de sal e a malaguete. Deixe ferver 10 minutos em lume brando.
Escorra a massa e misture-a com o molho de pimento e chouriço.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

Sexta-feira, Abril 08, 2011


Brownie de Chocolate com Cobertura

Quando sou convidada a ir almoçar ou jantar a casa de alguém, ou mesmo quando combinamos os nossos almoços e jantares entre família ou amigos, gosto sempre de levar uma sobremesa.
É sempre uma excelente desculpa para experimentar novas receitas, e além do mais não fico com as sobras cá por casa, o que para mim é uma tentação que dispenso.
Este brownie foi a sobremesa do nosso almoço de domingo passado, em casa do R. e da A. Foi difícil não nos sentirmos tentados a comer um e mais outro quadradinho.
Aqui fica, como sugestão para este fim de semana!
E não se esqueçam: hoje, às 21h na Fnac de Leiria, Sábado às 16h no Contiente do C.C. Colombo e Domingo às 17h no C.C.Amoreiras  - para mais lançamentos do livro "Feito em Casa".


Ingredientes:
(adaptado de Good Food UK edition, Março 2011, pág.39)

100g de manteiga
175g de açúcar
2 ovos
75g de farinha
50g de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó
3 colheres de sopa de leite
50g de pepitas de chocolate branco
50g de pepitas de chocolate de leite
100g de chocolate de leite
75g de queijo-creme

Preparação:

Com a batedeira misture o açúcar e a manteiga. Acrescente depois os ovos, um a um, continuando sempre a bater. Peneire a farinha com o cacau e o fermento em pó e acrescente à mistura anterior, assim como o leite.
Misture bem e acrescente as pepitas de chocolate.
Coloque a massa num tabuleiro pequeno previamente untado e forrado com papel vegetal, e leve a cozinhar no forno a 180ºC. cerca de 30 minutos.
Entretanto prepare a cobertura. Derreta o chocolate de leite, deixe arrefecer um pouco e misture o queijo creme envolvendo bem.
Desenforme o brownie e deixe arrefecer completamente antes de espalhar a cobertura de chocolate e queijo creme.
Sirva cortado em quadrados e, se quiser, sirva como sobremesa acompanhado com gelado de baunilha e morangos frescos.

Bom Apetite!

Quinta-feira, Abril 07, 2011


Papelotes Aromáticos de Salmão

Há que variar a maneira como cá em casa habitualmente comemos peixe. Ganha quase sempre a versão grelhada apenas com umas pedrinhas de sal. Porque é assim que tanto eu como o M. mais gostamos de comer peixe.
De vez em quando lá sai uma versão no forno, no tacho, ou misturado com arroz ou massa! Desta vez a solução encontrada foram os papelotes, uma versão que também me agrada bastante, e que já não fazia há algum tempo. E desta vez, não levei os  papelotes ao forno, cozinhei-os no fogão, numa frigideira anti-aderente - e resultou lindamente!

Ingredientes para duas pessoas:

2 postas ou 2 lombos de salmão (se usar congelado, deixe descongelar primeiro)
1 cebola pequena
1 raminho de alecrim
sal e pimenta q.b.
óleo de sésamo q.b.

Preparação:

Corte dois rectangulos de papel de alumínio. No centro de cada um coloque o salmão e tempere-o depois com uma pitada de sal e pimenta e um pouco de óleo de sésamo.
Corte a cebola em cubinhos e divida-a pelos dois papelotes  colocando por cima um raminho pequeno de alecrim.( A cebola ajudará a criar humidade de modo a que o peixe não seque, e, se não gostar de a comer rtire-a depois do peixe cozinhado.)
Feche os papelotes com cuidado, de modo a que o vapor criado durante a cozedura não se escape.
Coloque uma fridideira anti-aderente ao lume que deve ser muito brando e sobre esta coloque os papelotes. Deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos.(Se fizer os papelotes no forno este deverá estar a cerca de 180ºC e demorará sensivelmente o mesmo tempo a cozinhar).
Abra os papelotes já na mesa e sirva juntamente com uma salada e umas batatinhas salteadas.

Bom Apetite!
Poderá também gostar de:


Bolo de Fécula da Leonor e mais lançamentos do "Feito em Casa"

A minha linda e doce avó, fez 82 anos. E como é hábito, fiquei responsável pelo bolo de aniversário.
Este ano a escolha não foi difícil. Andava já de olho neste bolo da Leonor de Sousa Bastos, e esta foi a ocasião perfeita para o fazer.
O bolo é realmente muito bom, super fofo e não demasiado doce. Já para não dizer que ficou muito bonito. (Não tão perfeito como o da Leonor, mas bonito.) Parabéns avó C., ainda bem que gostaste!

Deixo-vos também as datas e locais onde irão decorrer mais lançamentos do "Feito em Casa". A entrada é livre e gratuita em todos os lançamentos. Haverá um pequeno showcooking e autógrafos para os que desejarem. E os 4 workshops a decorrer nas Amoreiras têm todos temas diferentes.
Espero ver-vos por lá!

Dia 8 de Abril às 21h na FNAC de Leiria
Dia 9 de Abril às 16h no Continente do Colombo
Dia 10 de Abril às 17h nas escadarias do C.C. Amoreiras (workshop livre a todos os que quiserem assistir)
Dia 16 de Abril às 17h30 na Bulhosa do Oeiras Parque
Dia 17 de Abril às 16h na Fnac Cascais
Dia 30 de Abril às 17h nas escadarias do C.C. Amoreiras (workshop livre a todos os que quiserem assistir)
Dia 14 Maio às 17h nas escadarias do C.C. Amoreiras (workshop livre a todos os que quiserem assistir)
Dia 28 Maio às 17h nas escadarias do C.C. Amoreiras (workshop livre a todos os que quiserem assistir)

Ingredientes:



Bolo8 ovos
250 g de açúcar
160 g de fécula de batata

Creme pasteleiro
400 ml de natas
600 ml de leite
6 gemas
200 g de açúcar
80 g de amido de milho
Casca de limão

125 g de coco ralado

Preparação:

Comece por preparar o bolo. Pré-aqueça o forno a 180º C.
Unte com manteiga e forre com papel vegetal duas formas com cerca de 22 cm de diâmetro. Bata as gemas com o açúcar durante cerca de 15 minutos, ou até que tenham triplicado de volume e estejam esbranquiçadas. Bata depois as claras em castelo.
Misture um 1/3 das claras nas gemas, batendo até que esteja homogéneo. Misture as claras restantes, com cuidado, usando uma espátula. Peneire a fécula sobre a massa, aos poucos, misturando suavemente.
Divida a massa pelas duas formas e leve a cozer durante cerca de 15-20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente sobre uma grade de pastelaria antes de deseformar.
Para o creme pasteleiro misture o açúcar com o amído de milho, um pouco de leite e as gemas. Junte o restante leite com a nata e a casca de limão, num tacho, e levar ao lume até ferver.
Verta sobre a primeira mistura, mexendo bem e leve de novo ao lume, mexendo regularmente até ferver e engrossar. Retire do lume, coloque o creme numa taça e tape com película aderente, colocando a película “colada” ao creme para evitar que se forme uma crosta à superfície. Deixe arrefecer completamente.
Antes de usar o creme, bata-o novamente.
Coloque uma metade de bolo num prato, espalhe por cima uma porção de creme e coloque a outra metade por cima. Cubra completamente o bolo com o creme e polvilhe abundantemente com o coco ralado.

Bom Apetite!


Pimentos Recheados com Couscous e Courgette

A primavera chegou, e com ela começam os meus "problemas de consciência" - continuo com uns quilos a mais! Eu sei que devia evitar comer algumas coisas, reduzir os jantares e a vida social à volta da mesa, e aumentar o exercício físico. Para já, tenho a questão do exercício físico resolvida, e tenho evitado comer alimentos pouco saudáveis e ricos em açúcar e gordura. Quanto a reduzir a vida social à volta da mesa, parece-me praticamente impossível. Mas eu tenho feito um esforço para mandar embora de vez estes quilos pouco saudáveis. Comer ou não comer, eis a questão!
Estes pimentos recheados, não podiam aparecer em melhor altura: uma refeição mais leve, cheia de sabor e com poucas gorduras. E vegetariana, o que não aparecia por aqui há algum tempo. Deliciosos!

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de "Woman´s Own Easy Recipes" Fev/Mar 2011, pág. 10)

2 pimentos vermelhos
1/2 courgette
75g de couscous
75ml de água fervente
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de Caril em pó
azeite q.b.
1/2 bola de mozarella fresca

Preparação:

Lave os pimentos e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Retire as sementes e coloque-os num recipiente que vá ao forno. Tempere com um fio de azeite e uma pitada de sal e leve a forno quente (180ºC)cerca de 20 minutos.
Entretanto prepare os couscous. À água fervente junte uma pitada de sal e o pó de caril. Coloque os couscous numa taça e junte-lhe a água. Deixe repousar cerca de 5 minutos até os couscous estarem totalmente hidratados. Solte-os depois com um garfo e reserve.
Lave depois a courgette e corte-a em cubinhos. Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e salteie a courgette. Tempere com uma pitada de sal e junte depois os couscous prontos misturando tudo. Retire do lume.
Recheie os pimentos com a mistura de couscous e courgette e sobre estes coloque um pouco do queijo mozarella cortado em fatias. Leve novamente ao forno até o queijo derreter.
Sirva com uma salada verde!

Bom Apetite!


Salada de Rucula com Figos Secos e Presunto

É fantástico percebermos que não há idade para fazer amigos. Que ao longo da nossa vida, em diferentes circunstâncias, podemos conhecer novas pessoas e facilmente ligarmo-nos a elas. Que encontramos afinidades, principios e valores que nos permitem criar esse laço imediato.
Recentemente o nosso circulo de amizades alargou-se. E o R. e a A. deixaram de ser os amigos dos amigos ZN. e M. para passarem também a ser nossos amigos. Com quem já partilhámos confidências, boas-novas, celebrações e preocupações. E este fim de semana partilhámos também o espaço na cozinha. Celebrámos à volta da mesa num almoço divertido e preparado a várias mãos -  e do qual esta simples salada foi uma das entradas.
E brindámos à amizade!

(E já agora, aproveito para dizer que sexta-feira, dia 8 de Abril às 21h estarei na FNAC Leiria, dia 9 de Abril às 16h no Continente do Colombo e dia 10 de Abril às 17h num pequeno Workshop nas Amoreiras, para promover o "Feito em Casa". Apareçam! Terei muito gosto em vos conhecer.)
Ingredientes:

200g de rucula selvagem
150g de figos secos
100g de presunto fatiado
2 colheres de sobremesa de vinagre balsâmico
4 colheres de sobremesa de azeite
1 pitada de sal

Preparação:

Num prato ou travessa de servir disponha a rucula previamente lavada e bem seca. Retire o píncaro aos figos secos e corte-os em quartos, misturando-os à rucula.
Rasgue depois com as mãos as fatias de presunto e junte-as também à salada.
À parte misture o vinagre com o azeite e a pitada de sal e verta sobre a salada imediatamente antes de a servir.

Bom Apetite!
Poderá também gostar de:


Mimos de Pescada Estufados com Pimentos e Ervilhas

Acho que já aqui referi que não gosto nada de pescada cozida. Basta cheirar o peixe a cozer e até fico mal disposta.
Quando era miúda, claro que os meus pais não queriam saber se eu gostava ou não. O que vinha para a mesa era igual para todos, e eu também tinha de comer. Só depois de adulta, deixei de ser obrigada a comer peixe cozido, e nessas alturas a minha mãe ou a minha avó costumavam fazer-me o peixe estufado.
Aqui fica esta minha recordação e a receita da pescada estufada tal como a minha mãe e avó me costumavam fazer!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada
1 cebola
1 tomate grande pelado
1 chávena de ervilhas
1/2 pimento verde
1 colher de sopa de polpa de tomate
salsa
sal q.b.
50ml de vinho branco
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e leve-a ao lume, num tacho, juntamente com um fio de azeite. Deixe refogar um pouco e acrescente depois o tomate pelado partido em pedaços, as ervilhas, o pimento em tirinhas, a polpa de tomate, a salsa picada grosseiramente e o vinho branco. Tempere com um pouco de sal e, se necessário acrescente um pouco de água.
Assim que levantar fervura acrescente os lombinhos de pescada e deixe estufar até o peixe e os legumes estarem cozinhados.
Sirva com batata cozida.

Bom Apetite!

om Molho Verde

0 comentários:

Postar um comentário