segunda-feira, 11 de abril de 2011

delicias

Suspiros e boas notícias

Demorei, mas voltei! E com boas notícias, essa semana comecei a trabalhar; ainda no início mas o serviço me agradou, e as meninas que entraram comigo são umas gracinhas de simpáticas o que me animou muito, pois a distância é desanimadora,rss, o serviço é longinho de casa; mas estou tentando colocar na minha cabeça que se o serviço é bom e o clima entre as companheiras de trabalho é alegre, vale a pena o esforço! Agora tenho que me acostumar de novo com o ritmo de vida mais agitado, afinal foram quase seis meses em ritmo lento!!rss
Bom, agora vamos ao que nos interessa nesse blog!! Esses suspiros são aqueles que coloquei no bolo do post anterior. Não é a primeira vez que faço, já faz um tempo que vi a receita e por curiosidade acabei fazendo, e gostei muito do resultado. Já não sei onde foi que vi pela primeira vez, mas achei essa receita em muitos blogs e sites, muda um pouco a quantidade dos ingredientes, mas são praticamente iguais.


Suspiros
Para cada grama de clara de ovo você vai usar 3 gramas de açúcar. No meu caso, usei 70 gr de clara e 210 gr de açúcar. Em uma panela misture as claras com o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até ficar quente, não é para ferver. Eu uso o dedômetro, de segundos em segundos vou colocando o dedo (limpo tá!rs), é super rápido, coisa de 1 minutinho.

Depois coloque as claras na vasilha e com a batedeira, na velocidade máxima, bata até dar o ponto, quando o suspiro não cai do batedor quando este é levantado. Quando estiver batendo você pode colocar raspas de limão ou essência de baunilha.

Coloque o suspiro no saco de confeitar e numa assadeira forrada com papel manteiga faça os suspiros.

A temperatura do forno tem que ser baixa, assei em 110 graus (forno pré aquecido), por +-20/30 minutos. Tem que ficar cuidando.


Tem algumas receitas que dizem que é melhor assar com a porta do forno semi aberta, no caso de forno convencional. O meu é elétrico e não tem como fazer isso. Mas mesmo assim ficaram bons, bem sequinhos.
Beijinhos e até logo!

12 de maio de 2010

Bolo dos Dias das Mães

Voltei, mas ainda não tenho notícias para dar, quem sabe na próxima semana.
Essas duas semanas foram bem agitadas, o feriado de primavera que emendou com os dias da mães. Que também foi aniversário da minha sogra, por isso ao invés de fazer uma sobremesa resolvi fazer um bolo confeitado...tá gente, bolo "tentativa" de confeitado!rss Ficou esquisitinho né!?? Nunca fui boa nisso e não tenho muita paciência, foi o que consegui fazer!!rs

Bom, a receita do pão de ló já sabia de cor e salteado qual seria, me restava achar um recheio gostoso. Procurei, procurei e achei essa
Aqui, mas não segui a receita à risca, alterei a quantidade de alguns ingredientes. Vou postar como eu fiz.
Recheio de Chocolate Branco com Morangos

Primeiro hidrate 1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor em 2 colheres de sopa de água fria, reserve.

Depois em banho maria, misture 1 xícara de chá de creme de leite fresco com 200 gr de chocolate branco picado, até o chocolate derreter. Depois que o chocolate derreter acrescente 1 colher de sopa de licor de cereja e a gelatina reservada, misture muito bem e tire do banho maria. Espere esfriar bem e acrescente 1 xícara de chá de chantilly, misture até ficar bem incorporado. Está pronto para usar!


Vai precisar também: de +- 250 gr de morangos fatiados e chantilly para decorar.
Essa quantidade de recheio serviu certinho para meia receita do bolo, não sobrou nada do creme.

Fiz a receita do Pão de Ló da Otavia, que é mais do que perfeita A-D-O-R-O! Fiz metade da receita, e usei duas formas de 18 cm; coloquei 1/3 de massa em uma forma e o restante em outra. Além de untar e enfarinhar a forma coloquei papel manteiga no fundo. Dividi o bolo maior ao meio, e o menor usei inteiro.
Montagem: Pegue a forma que você usou para assar o bolo e coloque um saco de uso culinário, coloque um disco de bolo e por cima espalhe o creme, depois os morangos fatiados, mais uma camada de creme e coloque outro disco de bolo, de novo creme/morango/creme e o ultimo disco de bolo. Feche o saco e sem tirar da forma leve para descansar na geladeira, eu deixei uma noite.

Depois tire o saco da forma, tire o bolo do saco e é só confeitar com chantilly!
Fiz suspiros para decorar, depois posto a receita. Não deu para tirar a foto do bolo fatiado. Mas ficou muito gostoso, não ficou muito doce, mas não sei se é porque usei o chocolate daqui do Japão. Beijinhos e até logo!

30 de abril de 2010

Pézinho de Urso - trocando idéias


Vou até alí e volto logo, espero voltar com boas notícias!! ;0)
Deixo essa imagem fofa de pézinhos pra vocês!!
Esse foi um dos biscoitos que testei, esse não derreteu e ficou com uma consistência boa, mas deixou muito a desejar no sabor. Mas adorei o formato de patinha de urso, com unhas!!rss

Se você tiver uma receita gostosa de biscoito de chocolate, fica como dica para moldar os biscoitos!

As unhas eu fiz com castanha de cajú, piquei mais ou menos do mesmo tamanho. Mas a receita pede para usar "pinhões pequenininhos", como são arredondadinhos ficam mais bonitinhos ainda, mas como eu estava testando usei o que tinha em casa.

Aproveito para avisar que estou editando algumas receitas, trocando as fotos e colocando alguma informação relevante! Receitas Editadas.
Beijinhos e até logo!

29 de abril de 2010

Biscoitos e mais Biscoitos

Inventei de querer fazer biscoitinhos para mandar para a avó do maridão, a semana inteira maridão ficou comendo biscoitos, testei várias, rss! E muitas não deram certo, não sou muito boa para fazer biscoitos!! Quero mandar amanhã cedo, assim chega no outro dia também pela manhã, por isso hoje cedinho já comecei a fazer, fiz 3 sabores e na hora de colocar no pote...faltaram biscoitos...quase tive um tréco,rss. Fiz outro biscoito e ele derreteu todo no forno, já estava pensando em mandar o pote vazio mesmo,rss. Mas lembrei do biscoitinho que eu já tinha feito (coconut kiss) , e foi esse mesmo, daí consegui completar o pote.
Gente, sinceramente já não sei de onde tirei as receitas, eu passei a semana inteira fuçando os blogs e sites, anotando e comparando as receitas, mudando um pouquinho aqui e ali que já não sei mesmo de onde tirei. São receitas pequenas, dependendo do tamanho deve render de 20 a 30 biscoitinhos.


Biscoitinhos de Polvilho Amarelo e Rosa

Biscoito Amarelo - Misture: 1 gema ,1/4 da lata de leite condensado, 40 gr de margarina e essência de baunilha a gosto. Depois aos poucos acrescente polvilho até dar o ponto, de 100 a 150 gr . Eu uso o polvilho do Japão, e até hoje não sei se é doce ou azedo.

Biscoito Rosa - É igual a do Amarelo, mas ao invés de colocar a baunilha, coloquei 4 colheres de sopa de coco ralado fino e corante alimentício vermelho.

Moldar e assar por 20 minutos em forno pré aquecido (180 graus).

Biscoitinhos Verdes

Misture: 50 gr de margarina, 1/4 de xícara de açúcar, 1/2 xícara de farinha de trigo, corante alimentício verde e raspas e suco de limão a gosto. Depois acrescente polvilho até dar o ponto, +- 1/2 xícara. Moldar e assar por 25/30 minutos, forno pré aquecido (180 graus)

Exagerei no corante verde, antes de assar estava parecendo aquelas massinhas de brincar!rss
Beijinhos e até logo!

22 de abril de 2010

Serradura

Quando vi esse doce lá no blog da Nani fiquei doidinha para provar, branquinho e fofinho só podia ser muito bom. E é, MUITO BOMMMMM !!!
Adorei, achei muito gostoso, além de ser muito fácil de fazer.
Para ver a receita clique AQUI.

Beijinhos e até mais!

16 de abril de 2010

Gyoza - massa e recheio

Quase não fazia gyoza em casa, os meus sempre saiam com um sabor diferente. Mas depois que vi na TV a receita do recheio, me animei e fui fazer (usando a massa comprada), e gostei muito! Daí me animei a fazer a massa também, que para uma primeira tentativa, até que ficou bom! Acabei deixando com a espessura grossa, acho que poderia ter feito mais fininho.

Gyoza Massa - fiz pequenos e grandes, renderam quase 30.

Misture: 125 gr de farinha de trigo especial para pão, 125 gr de farinha de trigo comum e pitadinha de sal, que é opcional, eu não coloquei.Depois vá acrescentando água morna até dar o ponto da massa, sove muito bem, até ficar lisa e não grudar nas mãos. Devo ter usado +- 130 ml de água.
Depois coloque numa vasilha, cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora.
Enquanto isso faça o recheio.
Depois faça bolinhas e abra com um rolo; ou divida a massa em quatro, abra e corte a massa com um cortador redondo. Mas eu prefiro fazer as bolinhas e abrir.
O recheio pede repolho, na primeira vez fiz com ele; mas dessa vez tive que fazer com acelga, pois o senhor repolho estava um escândalo de caro, não tenho ideia do porquê, mas estava quatro vezes mais caro do que a acelga. Daí fui de acelga, mas o sabor ficou ótimo do mesmo jeito.
Reeditado: acabei de ver no Jornal da manhã(dia 19) o motivo do preço tão alto, é por causa desse tempo doido, ainda estamos com clima de inverno, o que prejudicou as plantações de repolho...entonces...sem repolho por algum tempo... ;0)Gyoza Recheio
Primeiro pegue 150 gr de repolho (sem aquela parte dura da folha), e ferva até que fique mole, depois deixe esfriar um pouco e pique bem pequenininho. Reserve.
Pique 20 gr de nirá e 10 gr de gengibre. Reserve. Eu usei o gengibre ralado de bisnaguinha.

Se quiser coloque meio dente de alho ralado; ou 1 colher de cebola picadinha; ou ainda alho póro picadinho. São opcionais. Eu não coloquei nada.

Pegue 200 gr de carne de porco moída e com as mãos "amasse" "esprema" "sove" , até virar uma massa. Depois tempere a carne com sal, pimenta do reino, 2 colheres de chá se sake, 2 colheres de chá de óleo de gergelim, 1 colher de sopa de molho de soja e uma pitadinha de ajinomoto (glutamato monossódico). Acrescente junto as verduras reservadas e mão na massa ( na carne) de novo. Depois de bem misturado está pronto para ser usado.

Pegue aquelas faquinhas de manteiga ou geléia para rechear, são melhores do que usar colher.

Coloque o recheio no meio da massa, passe um pouquinho de água na borda e feche. Só tome cuidado na hora de moldar o gyoza, faça ele ficar "em pé", não é para ficar igual ao pastel do Brasil "deitado".


Depois que fizer todos, coloque um pouco de óleo (+- 2 colheres de sopa) numa frigideira e aqueça (fogo médio para fraco) depois coloque os gyozas de pé, enfileirados. Depois que a base do gyoza estiver dourada, acrescente +- 40 ou 50 ml de água quente e em seguida tampe a panela, depois que a água sumir o gyoza estará pronto. A água deve ser jogada em cima dos gyozas e não dos lados. Até dourar leva 1 minutinho, para a água evaporar deve demorar uns 3 minutinhos. Ou seja uns 5 minutos para fritar o gyoza.

Sirva o gyoza com molho. Eu compro pronto, esse da foto é bem gostoso.
Mas pode ser feio em casa, misture molho de soja com vinagre, óleo de gergelim e pimenta vermelha, ou gengibre ralado.
A carne fica parecendo uma massa!
Beijinhos e até logo!

8 de abril de 2010

Bolo de Limão fofinho fofinho

Esse frio que faz que vai embora e volta tá me deixando nervosa; e dizem que é primavera!!rs Queria fazer um bolo, mas não estava com nenhuma vontade de sair de casa para fazer compras, então fui olhar o que tinha na geladeira e na despensa, depois fui procurar uma receita, achei essa AQUI, nem preciso dizer que ADOREI, fica super fofo e azedinho na medida certa.
Fiz, como sempre, metade da receita. Para ver a receita completa clique no link de cima. A receita pede claras em neve, mas como eu tenho um sério problema com claras em neve (elas não gostam de mim, e eu odeio elas,rs), não fiz e fiquei rezando para o bolo crescer. Ele cresceu bem, depois fiquei rezando para não murchar, e não murchou!!!

Bolo de Limão Bata 2 ovos pequenos com 1 colher de sopa de margarina, junte 1 xícara de açúcar e bata muito, mas muito bem. Como falei, a receita original leva as claras em neve, quem não tem "drama" com elas recomendo que siga a receita original. Depois junte 1/2 lata de creme de leite sem soro e 1 xícara de farinha de trigo e volte a bater. Desligue a batedeira e misture raspas de 1 limão e 1/2 colher de sopa de fermento em pó, misture fazendo movimentos circulares, de baixo para cima, para que entre bastante ar na massa. Forma (usei redonda de 18cm) untada e enfarinhada (forrar o fundo com papel manteiga), leve para assar por 40 minutos, forno pré-aquecido, 180 graus. Calda: Misture 1/4 de xícara de açúcar com 1/4 de xícara de suco ralo de limão (suco de meio limão + água); misture bem e leve ao fogo, até ferver. Se preferir mais azedo
coloque 1/4 de xícara de suco de limão puro. Depois que assar, com o bolo ainda quente, faça furos e regue com a calda. Opcional: Depois de frio desenformei e cobri com creme de doce de leite e nozes. Creme: Misture o restante do creme de leite sem soro com a mesma quantidade de doce de leite e 3 colheres de sopa de nozes picadas , misture bem e deixe na geladeira até o momento em que for usar.


Sem o creme fica perfeito para comer no café da manhã! E para quem não gosta muito de bolo azedinho, dispense a calda também, assim fica um bolo super simples só com o aroma do limão!

0 comentários:

Postar um comentário